O Tomate e o Arroz Ribatejanos

O tomate é de longe o produto hortícola de maior importância no Ribatejo. Grande e importante labor é também o de orizicultura: vastos campos de arroz alternam com o tomate nas margens dos principais rios afluentes no Tejo: do Sorraia, a Este, aos campos da Azambuja, a Oeste.

 

Tomate Ribatejano

A produção de concentrado de tomate em Portugal tem a sua origem em 1939. Os primeiros esforços foram feitos no Vale do Tejo, em muito pequena escala, utilizando os excedentes de tomate para fresco.
Nos últimos três anos, Portugal processou uma média de 903 000 toneladas/ano, que representa cerca de 11,5%, 8,5% e 3,7% respectivamente da produção europeia, mediterrânea e mundial.

As searas são cultivadas nos solos ricos de aluvião, a maioria deles localizados nas margens do rio Tejo e um pouco ao longo do rio Sorraia. O clima ribatejano é ideal para a produção de frutos de boa qualidade, com verões secos e chuvas só em algumas primaveras.

Sendo o Ribatejo o coração da produção do tomate em Portugal, o resultado só pode ser um produto de alta qualidade consumido em fresco ou transformado pela indústria. A paixão e o controle da cultura, desde a semente ao produto acabado, é a grande mais valia do tomate produzido na Região do Ribatejo.

 

 

Arroz Ribatejano

Em Portugal consome-se dois tipos comerciais de arroz: “Carolino” e “Agulha”. Pelas suas características, o arroz “Carolino” apresenta a vantagem em relação ao arroz “Agulha”, já que absorve os paladares de ingredientes ou alimentos com os quais é cozinhado, tornando-se desta forma o tipo de arroz ideal para confeccionar pratos tipicamente portugueses, tais como o arroz de marisco, arroz de feijão, arroz de grelos, arroz de pato, arroz de cabidela, arroz de serrabulho, etc.

Published in: on 30 de Março de 2011 at 20:18  Deixe um Comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://ruteserrano.wordpress.com/2011/03/30/o-tomate-e-o-arroz-ribatejanos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: