Festa Brava

Recordemos  as origens helénicas da Festa e que o ribatejano se orgulha de perpetuar semelhante mestria e valentia ancestral. Para depois, com as caravelas quinhentistas – construídas com madeira saída do Pinhal da Azambuja – ter transmitido a sua arte tauromáquica a povos sul-americanos e asiáticos.

Se for ao campo e se assistir a uma ferra – contemplado já o pastoreio do gado nas “lezírias” de águas salobras, ou na “charneca”, de ambiental riqueza vegetativa como o sobreiro – então, sim, entenderá a paixão do ribatejano na prática da sua arte maior. Mais: hoje considera-se que este ambiente agro-florestal é propício ao “habitat” de aves em risco de extinção, de tal modo se encontra preservado o meio ecológico onde o touro e o cavalo se criam.

Uma volta pelo campo – e a indispensável visita às ganadarias – não dispensa a verdadeira festa nas praças de touros que os filhos de Almeirim, Azambuja, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Santarém ergueram como verdadeiras “catedrais”. Algumas de riquíssimo valor artístico, no campo da azulejaria.

Festa Brava, que alia o touro ao cavalo, lado a lado com a bravura e a arte do toureiro e do Este forcado. No campo, hoje, esmiuça-se a figura do campino, mas, sempre se perpetua a coloração do seu traje, de jaqueta vermelha e barrete verde, debruado a vermelho. As cores nacionais.

Em contrapartida, disseminaram-se cada vez mais as coudelarias por toda a região. Anos a fio, a cuidar do cavalo e da égua, para apenas uma hora de brilhante exibição, frente a milhares de aficcionados que aplaudem, no seu essencial, a audácia e destreza de homens do Ribatejo.

Published in: on 30 de Março de 2011 at 20:33  Deixe um Comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://ruteserrano.wordpress.com/2011/03/30/festa-brava/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: